Ao SIS compete a produção de informações de segurança para apoio à tomada de decisão do Executivo, numa perspetiva preventiva, procurando antecipar fenómenos, conhecendo a priori as ameaças que se colocam à segurança coletiva e antecipando a tutela do Estado relativamente à investigação criminal. Neste quadro o SIS tem criado programas especiais que visam responder a situações concretas :

 

PSE 

Criado em 2006, o Programa de Segurança Económica (PSE) destina-se à prevenção da ameaça de espionagem económica em Portugal. É um Programa direccionado para empresas, entidades públicas, laboratórios e centros de investigação, e tem com principal objetivo estimular uma cultura de segurança virada essencialmente para a proteção do conhecimento.

 

KRITICA 

O Programa Kritica tem em vista a melhoria da protecção de Infraestruturas Criticas, Pontos Sensíveis e outras infraestruturas relevantes de sectores económicos estratégicos portugueses, face a eventuais ameças terroristas.

Seminário sobre turismo e segurança

Organizado no Algarve, pela Associação de Hóteis e Empreendimentos Turisticos do Algarve, Rotary Club do Algarve e Universidade do Algarve.

As ameaças à segurança e o seu impacto na economia: o papel preventivo do SIS